13/01/2016

Perfumes: Criação / Profissão

Você já parou pra pensar em como o seu perfume favorito é criado? Toda a combinação de notas olfativas e estudos que foram necessários para desenvolvê-los, oque é necessário para ser um profissional especialista na área (perfumista)? Bom, eu me fiz todas essas perguntinhas ai, e então resolvi pesquisar um pouco mais á respeito e compartilhar aqui com vocês. Talvez seja mais um tanto por curiosidade, mas vale á pena saber, acho que aprender um pouco sobre aquelas coisas que te despertam paixão e te inspiram nunca é demais.

             O que é preciso para ser um profissional? 
"O perfumista, além de ter o olfato apurado, deve ser capaz de distinguir inúmeras fragrâncias, uma vez que pode ser necessário o uso de pelo menos 300 ingredientes em um único perfume. Estes especialistas necessitam, além da graduação em química ou em farmacêutica, ter em mente aproximadamente 2.000 elementos que integrarão as futuras essências" (De acordo com as informações da InfoEscola.com)

             Criação do perfume
"A produção de um perfume engloba inúmeros setores do mercado como a engenharia química e o marketing. Tudo começa na criação do conceito do perfume e sua identidade. Só então é que se começa a elaboração das notas que casarão com o conceito inicial" (Informa colegioweb.com)

Legal, né mesmo?! Muita pena que tão pouca gente conheça dessas informações e por isso o nosso mercado (brasileiro) carece de profissionais na área.
tumblr_mhaap4q1wU1rlp1slo1_500.jpg (500×334)
Emoções humanas x Relacionamento direto com o olfato
"Há, ainda, elementos que provocam a intensificação da ira; outros acionam condições estressantes na psique humana. Manipulados, porém, na dose certa, e na combinação mais adequada com outras substâncias, podem produzir o bem-estar desejado. Os perfumes podem marcar a personalidade e a presença de um indivíduo, assim como o fazem o vestuário, os sapatos e demais acessórios" (informações da InfoEscola.com)
tumblr_n9302dbHsZ1s3lkzpo1_500.gif (500×301)
Que tal ter seu próprio perfume (perfume personalizado)?

Sim, é possível! Mas,  amiga, se voce não é algum profissional na área, voce, claro vai precisar  ter umas condições (financeiras) bem boas, pra que esses profissionais criem um fragrância exclusiva pra voce. Que tenha a ver com seus gostos, aromas que combinem com sua personalidade e sejam agradáveis em vários aspectos. Um bom exemplo são os perfumes que celebridades (Katy Perry, Beyonce, entre outras) que amamos lançam novas fragrâncias com seus marca, todos os anos. Nada lá muito fácil, mas.. custa nada sonhar em ter seu próprio, né? Vai que.. 

              DICONA DE FILME (Aromas e Sensibilidade)
scents-sensibility-poster.jpg (488×266)


Sim, é baseado em Razão e Sensibilidade da nossa Jane Austen! E se voce é apaixonada pelos romances dela, vai amar essa adaptação também! Ficou realmente muito delicada, com ótimos autores, mantendo os nomes originais da obra (Marianne Dashwood  e Elinor Dashwood). 

Claro, assim como em RAZÃO E SENSIBILIDADE, a trama gira em torno das duas irmãs que perderam tudo, e precisaram arrumar uma forma de arrumar as coisas pra família (A mãe que ficara viúva e a irma mais nova. Você vai perceber uma leve diferença aqui, mas nada que mude muito a fidelidade da obra!)

O que tem a ver com a história da criação de fragrâncias e perfumes?

É um detalhe que particularmente me encantou nessa versão, o fato de Marianne (Marla Sokoloff), em AROMAS E SENSIBILIDADES, tem um talento especial para criar alguns produtinhos caseiros com base em aromas florais, e é aí a surpresinha (o detalhe especial) que começa a fazer diferença no sustento e na renda das irmãs, enquanto ao mesmo tempo trabalham fora. Tudo mais moderno, claro, pois a diferença na obra de Jane, é que naquela época, certamente seria um escândalo mulheres trabalhando fora pra sustentar a família. Assim tinha que recorrer, e ter sorte, em arranjar bons casamentos! 

Não assistiu o filme ainda? Não leu a obra original de Jane? Corre lá e veja o filme, depois comente aqui, certo?! Ah e se voce, como eu já leu algumas obras da autora, comente aqui também sua opinião sobre as adaptações recentes para o cinema, sim!?

Um comentário:

  1. Adoro pesquisar sobre algo que me interesso, descobrir como se faz, ou pelo menos ter uma ideia geral de como as coisas são feitas.

    Adorei saber mais sobre perfumes! Já imaginou ter um perfume com uma fragancia personaizada! Deve ser o maximo hahaha! Amo Jane austen mas ainda não li Razao e sensibilidade, está na meta de leitura esse ano <3

    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir

Inspiraflor | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2017 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR