http://explosivebox.com/wp-content/uploads/2015/06/HE-NAMED-ME-MALALA-one-sheet-2-e1435102789254-675x336.jpg

MALALA YOUSAFZAI

Tudo que voce precisa saber de antemão sobre essa tão jovem, mas tão experiente guerreira, é que ela lutou e ainda luta até hoje pela paz do mundo, em especial seu país (Paquistão). Nossa heroína luta bravamente pelo direto das mulheres ao estudo, sobretudo nos países do oriente médio que ainda sofrem pela opressão por parte lideres religiosos que parecem viver em um século diferente dos demais.

 http://www.favoritosdaweb.com/wp-content/uploads/2016/07/separador-1.png
"Comecei a entender que a caneta e as palavras podem ser muito mais poderosas
 do que metralhadoras, tanques ou helicópteros. Estávamos aprendendo a lutar. 
E a perceber como somos poderosos quando nos manifestamos" Eu sou Malala
 http://www.favoritosdaweb.com/wp-content/uploads/2016/07/separador-1.png
Talvez voce já tenha visto falar dela ao menos uma vez, talvez voce já conheça a história de sua luta, talvez, assim como eu voce ouviu falar, mas somente agora (2017) enfim voce pôde entrar um pouco mais nessa história de vida e luta, e  conhecer/saber o que de fato aconteceu. Talvez voce saiba agora que esta pessoa foi a pessoa mais nova a ganhar o prêmio Nobel da paz no ano de 2014. Talvez voce saiba que ela sofreu um atentado terrorista e quase perdeu a vida, lá em 2012, no auge de seus15 anos. Bom, talvez voce não saiba de nada disso até ler essa resenha. E se é a primeira vez que voce lê sobre ela, eu me sinto honrada, como mulher, a ser a voz que te apresentou essa inspiração de vida em pessoa.

Hoje Malala está com 19 anos (ainda mais nova que eu) e chega a me deixar surpresa a coragem que ela teve e tem. É o tipo de pessoa que faz voce pôr a mão na consciência e ver que sua contribuição para o mundo melhor que voce tanto deseja é muito pouca. Uma simples menininha que com 15 anos lutou contra a ira de terroristas mais temidos em todo o mundo, o talibã. Medo? medo, bem, ela tinha, mas como a maioria das pessoas que tem o desafio de ser uma voz a ser ouvida como missão, ela foi, foi apesar do medo.

 http://www.favoritosdaweb.com/wp-content/uploads/2016/07/separador-1.png
"Algumas pessoas têm medo de fantasmas, e outras, de aranhas 
- naquela época tínhamos medo de outras pessoas"  Malala Yousafzai 
 http://www.favoritosdaweb.com/wp-content/uploads/2016/07/separador-1.png

Mas porque uma simples mulher estudando incomodaria essa gente?

Sabem, eu me perguntava isso o tempo todo! Mas, e se fosse voce? Se estivesse na mesma situação.. no meio de um fogo cruzado de uma guerra no seu próprio país? E se esses inimigos se passassem por "amigos" e dissessem defender sua religião e os mandamentos de Deus? E o pior, e se esse inimigos acreditassem que estavam lutando contra seu próprio povo a mandato de seu Deus? Voce lutaria? Ou fugiria.. ou simplesmente aceitaria que os fracos perdem pro lado que tem mais força?

Muitas perguntas a ser respondidas, mas eu gosto de acreditar que também lutaria. Malala cresceu em meio a uma família que sempre a incentivara a lutar pelo que acreditava. Seu baba, muito embora fosse religioso, era homem de bem que sempre soube a diferença entre o limite da loucura e a razão, ou a diferença entre seguir sua religião e não ser um fanático religioso que é capaz de passar por cima de tudo e todos. 

Eu com toda certeza do mundo, lutaria. Primeiro porque o apoio da família da gente é uma das maiores força que se pode querer contar. Depois, se da minha luta e das demais pessoas que me inspiraram, dependessem uma parte da paz do meu mundo, eu teria a motivação certa. E se o meu maior sonho começasse ali, então eu não pensaria duas vezes.

Fazendo o meu mundo um mundo melhor

 Mas, se a história de vida de uma menina Paquistanesa mais jovem que eu me inspirou tanto, qual a minha obrigação em melhorar meu mundo aqui onde vivo? O que eu poderia começar fazendo perto de mim, que beneficiaria mais pessoas, e um dia poderia vir a beneficiar o mundo? 

Sabem, a primeira luta diária começa dentro de si mesmo. É ao acordar todas as manhãs e ver algo que te incomoda  que esta errado, e fazendo seu melhor para mudar isso. Não é ignorando esse obstáculo que voce vence e ajuda a sociedade. É tendo a consciência de que um dia após outro esse obstáculo pode ser vencido se voce começa a reunir forças para vencê-lo. Seja ele dentro de voce (como o medo), seja ele um oponente de fora (talvez os líderes políticos desse país). 

Seja ele qual for (seu obstáculo), vença-o. Saiba que voce sempre poderá contar com o apoio e a ajuda de muitas pessoas que te incentivam e, embora voce nem imagine, estão do seu lado (como as milhares de pessoas que se compadeceram da luta da Malala e escreveram mensagens de apoio naqueles momento dificil em que ela quase perdeu a vida, essas mesmas foram as primeiras a enviar ajuda e a apoiar a luta da nossa pequena guerreira). Então, seja voce alguém que luta, ou se sentir que não tem o dom de lutar como líder por alguma causa, seja esse alguém que apoia, que esta ao lado, que segura a mão da pessoa amiga/irmã quando ela precisa vencer essas guerras.. É  assim, que aí do seu lugar no mundo, voce faz a sua parte. Jamais, em hipótese alguma, seja a pessoa que apedreja, que humilha, ou destrua os sonhos de alguém. Por mais pequenos que sejam, sempre serão capazes de mudar algo no mundo. Seja esse mundo dentro ou fora delas.

http://s2.glbimg.com/bwMxTdPCx6zgsZ1Pu3PKaiGi6Qo=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/10/19/malala.jpg
http://static.globalnoticias.pt/jn/image.aspx?type=generate&name=big&id=3558275&source=&w=744&h=495&t=20131128114300http://recantoadormecido.com.br/wp-content/uploads/2016/02/Nat-Geo-Malala-1.jpg
(Nessa imagens, voce vê Malala após o atentado, ainda no hospital / e algum tempo
depois em reuniões com líder mundiais / e por fim, em palestras após os ocorridos)


Fico por aqui, espero que o pouco que  falei da Malala te inspire a querer conhecê-la e espero que estas poucas, mas sinceras palavras mudem algo pra voce daí do seu lado do mundo também. 💪

Deixe um comentário